Moscas Volantes e descolamento de retina

Exemplo do efeito das moscas volantes
Disse o falecido Bezerra da Silva, quando descolou uma retina:

“No Brasil, descolar uma retina é mole, difícil é descolar uma grana”

Após alguns meses apresentando moscas volantes, meu olho direito finalmente me deu uma folga e as moscas parecem ter assentado em algum lugar fora do meu campo de visão.

Não desejo isso para absolutamente ninguém. Não tem nada mais incômodo do que olhar para o céu azul e cristalino e ter a impressão que você está debaixo d´água.

Por falta de explicação melhor, já que é difícil explicar a sensação, fiz essa brincadeira aí com o velho Bezerra, para tentar explicar essa sensação. Imagine que o efeito no GIF ocorre à medida em que você vai mexendo o olho (ou seja, o tempo todo). E não é muito diferente disso aí não, só que pelo que fiquei sabendo os efeitos variam de pessoa para pessoa. No meu caso, as moscas vem da direita quando olho para a esquerda e desaparecem com o movimento contrário.

Só não foi pior para mim porque eu, na minha total burrice, consultei a Wikipedia antes de consultar um médico e concluí, por conta própria, que tinha descolado a retina.
Me caguei todo e fui parar numa emergência oftamológica, fruto desse cagaço. Quando me disseram que eram “só” as moscas para mim foi um alívio.

Ironicamente, há mais possibilidade de cura para um descolamento de retina que para as tais moscas, que podem permanecer para todo o sempre ou ir desaparecendo com o tempo.

Update: Já que este post é o que mais gera visitas pelo Google resolvi acrescentar alguma informação útil para você, desesperado leitor que chega até aqui vendo Moscas nos olhos. Ver objetos, coisinhas flutuando e brilhos nos olhos é extremamente normal em pessoas que tem miopia, astigmatismo ou ambos. De qualquer modo, procure um oftalmologista e pare de procurar respostas para problemas de saúde na Internet!

Technorati Tags:, ,